Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Catenaccio

O Catenaccio

Este é o espaço onde vamos dar o merecido destaque a jogadores que raramente o têm, apesar de serem dos elementos mais importantes das suas equipas.

Um maestro silencioso que dirige a sua orquestra com classe, pautando o ritmo de jogo de todos os seus companheiros. Thiago Alcântara é um médio centro tecnicista, dos melhores da sua geração, completo a nível tático, aliando ainda uma visão de jogo única a uma qualidade de passe tremenda.

Capa.jpg

Formado na “cantera” do FC Barcelona, cedo Thiago se destacou como uma das maiores promessas do futebol espanhol. À medida que se ia assumindo no plantel “blaugrana”, o estatuto de sucessor de Xavi ia aumentando. Após duas temporadas de alto nível, o médio acabou por mudar-se para a Alemanha, rumando para outro gigante europeu.

Na época 2013/14 transferiu-se para o FC Bayern Munique a troco de 25 milhões de euros para ser treinado por Pep Guardiola, que bem o conhecia do emblema catalão. Duas épocas depois tornou-se um dos indiscutíveis do onze “bávaro”, realizando mais de 40 jogos nessa temporada. Ao fim de sete épocas na Alemanha, Thiago é visto como um dos melhores jogadores do Bayern na atualidade, e um dos principais responsáveis das suas recentes conquistas, incluindo a última edição da Liga dos Campeões.

Apesar da sua qualidade a sair a jogar com bola no pé, conduzindo o esférico para o setor ofensivo, o estilo de jogo do médio hispano-brasileiro destaca-se por ser essencialmente a dois toques (receção orientada seguida pelo passe teleguiado). Thiago tem no seu ADN a filosofia “tiki-taka”, sendo o movimento da bola que cria espaços. Sem a posse do esférico, Thiago encontra-se sempre em movimento, procurando espaço para receber a bola e colocá-la nos seus companheiros desmarcados. Antes dos seus colegas lhe passarem o esférico, o centro campista lê o jogo previamente, pensando-o sempre com uma jogada de avanço, como se se tratasse de uma partida de xadrez.

Aos 29 anos de idade, especula-se que o seu futuro não passará pela Alemanha. Segundo a imprensa desportiva, o internacional espanhol deverá rumar à cidade dos Beatles para representar o campeão europeu recentemente destronado, o Liverpool FC. Avaliado em 48 milhões de euros segundo o Transfermarkt, entidade especializada em valores de mercado, Thiago ainda tem mais um ano de contrato com o clube “bávaro”.

 

Fonte da imagem: UEFA

Redigido por: Diogo Mimoso Ferreira