Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Catenaccio

O Catenaccio

Nesta rubrica iremos semanalmente abordar temas que nos inquietam, tentando entender as questões envolventes de cada problemática e ir em busca de uma solução viável, ou então simplesmente comentar algo surpreendente ou louvável.

O Boxing Day é celebrado não só no Reino Unido, como também nas restantes comunidades anglófonas, e refere-se ao dia seguinte ao Natal, ou seja, 26 de dezembro. No futebol britânico, é tradição praticar-se o “desporto rei” nesta data, sendo que presentemente estão inseridos neste “festejo” as equipas dos quatro primeiros escalões do futebol em Terras de Sua Majestade.

Arsenal Chelsea.jpg

Habitualmente, é uma altura do ano em que as famílias se juntam para assistir aos jogos do que muitos consideram o melhor campeonato do mundo. A correria para obter bilhetes é enorme e os estádios estão sempre completamente repletos de adeptos. Este ano, as condições são muito diferentes, mas a magia deste dia para os mais fervorosos amantes de futebol continua.

É uma data que une o espírito familiar ao gosto pelo magnífico desporto dentro das quatro linhas. Mas, deixando por momentos a ingenuidade de parte, é bastante rentável do ponto de vista económico. Mesmo com as restrições impostas, os adeptos de bom futebol ficam “colados” aos ecrãs a assistir às grandes emoções da Premier League. Para além de ser um campeonato bastante atrativo regularmente, nesta época do ano tem em sua vantagem o facto de não ter competitividade por parte de outras competições.

Exemplificando com o “Boxing Day” do presente ano, na Europa, apenas os campeonatos escocês e inglês estiveram ativos, o que se torna extremamente lucrativo em termos de direitos televisivos. E tudo isto deve-se à mentalidade britânica relativamente ao futebol. Desde que a liga inglesa se tornou “Premier League”, o desporto praticado dentro das quatro linhas começou a ser encarado como um espetáculo. O público adquire bilhetes para assistir a um encontro de qualidade, com poucas paragens e que apele às suas emoções, como se de uma peça de teatro se tratasse.

Para quem ama verdadeiramente o futebol, este é um dia especial no calendário. Uma tarde repleta de espetáculo, com grandes jogos uns a seguir aos outros. Para além de todo o ambiente envolvente já referido, é também um excelente patrocínio ao futebol britânico e ao profissionalismo de todos os atletas e equipas técnicas envolvidas.

 

Fonte da imagem: Arsenal FC

Redigido por: Diogo Mimoso Ferreira